
"Depois de uma temporada em Londres, o português Carlos Brás Lopes decidiu abandonar sua bem-sucedida carreira de administrador de empresas para realizar um sonho: dedicar-se integralmente às cassarolas.
Em 1987, abriu um restaurante dentro do Mercado de Santa Clara, em Lisboa, onde o tipo de gastronomia desenvolvida era essencialmente a "regional portuguesa". Mas reservou para a sobremesa uma lufada de originalidade vinda de fora: misturou descobertas que fizera em suas andanças gastronômicas com a tradição da confeitaria portuguesa. Assim nasceu, em 1987, seu famoso bolo de chocolate.
A resposta dos clientes não poderia ter sido melhor e a sobremesa logo chamou a atenção. Havia clientes que vinham ao restaurante somente por causa do bolo e logo começaram a chover encomendas para festas. E o que começou como uma simples sobremesa do restaurante lisboeta tornou-se tão famoso que em 2002 abriu uma pequena confeitaria chamada "O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo", no bairro de Campo de Ourique, para vender e comercializar exclusivamente o bolo.
A receita, que não leva farinha nem fermento, é feita com chocolate gourmet e é servida em duas versões: meio-amarga - 70% de cacau e tradicional doce - 53% de cacau. Os clientes podem saborear o bolo em fatias ou comprá-lo inteiro nos tamanhos grande e pequeno. O bolo agora possui ainda o selo Kosher - LKB-lácteo-chalav stam da lista amarela, cedido pela BDK.
O boca-a-boca levou vários brasileiros a procurar a confeitaria em Lisboa, o que inspirou Carlos a levar sua receita para além-mar. "
Fonte: http://www.omelhorbolodechocolatedomundo.com